sexta-feira, 2 de maio de 2008

Brasil Cachaça: feira mostra e discute cachaça no mercado

Ritual e atitude farão cachaça ter mais valor para brasileiros e no mundo

A Cachaça Gabriela esteve presente, através da divulgação do Sebrae-SP, na feira Brasil Cachaça. Esta feira acontece junto com a Expovinis e a Epicure — o primeiro evento tem vinhos de todo o mundo à mostra e o segundo, charutos e presentes finos.

Entre os dias 28 e 30 de abril, no stand do Sebrae-SP, era possível ver a Cachaça Gabriela em exposição, juntamente com outras cachaças artesanais e algumas também orgânicas do Estado de São Paulo. A feira, que este ano aconteceu no Transamérica, em São Paulo, é uma delícia para descobrir novos sabores: cachaças de todo o Brasil e vinhos saborosos estão à disposição para degustação.

E por falar em degustação, houve uma palestra, ministrada pelo professor Agenor Maccari Junior — que coordena diretamente o Laboratório de Tecnologia de Produtos Agrícolas, da Universidade Federal do Paraná, de Curitiba —, excepcional, intitulada ANÁLISE SENSORIAL DE CACHAÇA.

Maccari, depois de 11 anos trabalhando como professor de química, voltado para o processo de fermentação, percebeu que era preciso sair do meio acadêmico e ir para a prática do negócio. Filho, neto e bisneto de produtores de cachaça, sofre de discriminação, quando é chamado de “cachaceiro”. O interessante é que ele diz que quer ser chamado assim mesmo (claro que, tirando o ar pejorativo da coisa). “Engenheiro, carvoeiro, pedreiro, padeiro... São todas profissões honradas, não é mesmo? Essa terminologia também é válida para o cachaceiro, comprovando uma profissão. Prefiro mil vezes o termo brasileiro a ser chamado de cachacier, termo importado da França, fazendo referência ao sommelier”, afirma o professor.

E por falar em sommelier, Maccari afirma que a cachaça precisa ter sua terminologia própria, para ser explicada, assim como o vinho ou o uísque. “Como dizer a um estrangeiro que a cachaça é ‘mansa’, que não ‘arranha’? O vinho, o uísque, a graspa, têm explicações específicas. É preciso expressar em palavras a qualidade, para poder vender o que se tem de diferencial”. Ele afirma que compra-se vinho analisando rótulo, procedência, origem, safra, tipo de uva. Por que não fazer o mesmo com a cachaça?

Não é preciso padronizar o sabor da cachaça. Cada safra é única e deve ter suas características ressaltadas. A associação à região em que é produzida, o tipo de cana, são outras discussões que devem pautar os encontros de produtores e profissionais da área. Além disso, é preciso criar o ritual de cachaça. Tirar esse estigma de que cachaça é pra se tomar de um gole só, sem ser degustada. Por que não comemorar o sucesso de um negócio com cachaça, ao invés de uísque? Por que jantar à luz de velas com vinho e não com cachaça?

E para mudar isso, a questão básica para o mercado de cachaceiros é: atitude. Cuidar da imagem do produto é essencial. “Você já viu ou tomou uísque em garrafa plástica? Já viu vinho sendo oferecido na entrada de churrascaria, à vontade?”, pergunta Maccari. Segundo ele, o uísque é só 40 anos mais velho que a cachaça e já há uma organização e legislação muito maior sobre processos e forma de produção. O que é vantagem e também desvantagem para a cachaça: a complexidade do processo de produção dificulta sua padronização, mas, por lei, o uísque só pode ser envelhecido no carvalho, enquanto que a cachaça tem uma infinidade de madeiras para envelhecimento a oferecer.

Na verdade, não é complexidade, é individualidade. Cada processo de produção de cachaça é único e exclusivo e devemos usar isso como um diferencial de marketing, segundo o professor. Conte sua história, diga de onde vem, como faz, demonstre seu carinho pelo que faz — “se a lei não permite contar tudo isso no seu rótulo, faça material de apoio: folders, caixas, folhetos, fotos são ‘livres’ para contar o que quiserem.” O essencial é: criar cultura e conhecimento do consumidor para os diferentes tipos de cachaça que são oferecidas no mercado.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início